Mudanças só impactam aos candidatos que queiram tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para carros, tipo B. O sistema busca deixar o exame mais transparentes.

Desde 19 de fevereiro, o sistema de telemetria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) está em vigor nas provas práticas na categoria B. Segundo o órgão, a ideia é proporcionar mais transparência aos candidatos durante os exames, além de combater possíveis fraudes nas provas.

Como vai funcionar

O novo formato vai permitir que a prova seja registrada em tempo real por áudio, vídeo, além dos dados do percurso e todas as ações realizadas durante o teste.

Agora, o exame terá itens como tablets, câmeras, redes sem fio, scanners biométricos e GPS. A tecnologia conta com quatro câmeras de vídeo (apontada para o examinador, examinado, frontal e traseira), além de captação de áudio, cinco sensores (na embreagem, setas, freio de mão, cinto de segurança e motor) e um HD para armazenar as informações.

O modelo de avaliação, o sistema auxiliará o examinador na avaliação dos candidatos, apontando, em tempo real, possíveis faltas cometidas. O resultado da prova será informado na mesma hora.

Caso o candidato queira solicitar essas informações para observar o exame, o Detran-AP disponibiliza esses materiais de áudio e vídeo.

Novas mudanças

Estão disponíveis 15 veículos do Detran-AP para os candidatos realizarem o exame, todos já com o sistema implementado, o custo será mais barato ao examinado. Caso o candidato queira realizar a prova pelo carro da autoescola, também existe essa alternativa.

Além dos veículos, um novo local para a prova está disponível, antes só tinha o trajeto no bairro do Renascer, na Zona Norte da capital. Agora, tem mais um espaço de exames, no Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá.

Segundo o departamento, novas mudanças estão sendo pensadas, entre elas, um novo local de exames, mas dessa vez, em um circuito fechado.

Novo reteste

Entre as novidades divulgadas, o Detran-AP anunciou mudanças no reteste. Agora, o candidato que foi reprovado no trajeto e passou na baliza, ele só refaz até onde parou. Antes, o candidato que fazia o reteste, iniciava o exame do zero.

fonte: https://g1.globo.com/

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *