Detran-GO rescinde contrato e multa empresa de TI

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) rescindiu, nesta quinta-feira (16/4), o contrato com a Search Informática Ltda., contratada em abril de 2013 com o objetivo de aprimorar a informatização do órgão. O presidente João Furtado estava insatisfeito com o trabalho da empresa que, segundo ele, teria perdido a capacidade técnica de atender as demandas do Detran Goiás.

AR teve acesso, com exclusividade, ao texto do documento de rescisão, onde consta que a migração do sistema de informática do órgão deveria ter sido feita “sem paralisação e prejuízos aos usuários”, o que não aconteceu. Em função das constantes quedas no sistema operado pela referida empresa, dias tumultuados e atraso nos atendimentos foram registrados no Detran-GO.

Além da rescisão, a Search Informática Ltda. também foi penalizada com multa. Para garantir o pagamento da diferença do valor estabelecido, o Detran-GO suspendeu o pagamento da última parcela do contrato. Ainda de acordo com o texto, que diz ter ficado claro o descumprimento do contrato por parte da empresa contratada, deverá ser aplicada a suspensão temporária de participação de licitação pelo prazo de dois anos. 

Em relação à multa, ainda segundo o documento, será calculada considerando a data de migração do sistema do órgão, ou seja, 5 de janeiro de 2015. “Deve ser considerada, de 1/5/2015 a 5/2/2015, o percentual de 0,3% ao dia sobre o valor a ser pago como última parcela do contrato; e que seja aplicado o percentual de 0,7% ao dia sobre o valor a ser pago como última parcela do contrato, a partir de 5/3/2015 até a data de entrega efetiva do objeto do contrato”, diz o texto.

Conforme foi dito ao AR na última semana pelo presidente João Furtado, a Search Informática Ltda. chegou a fazer duas propostas na tentativa de ser mantida no órgão, mas diante das constantes falhas o Detran-GO optou por não renovar a parceria. Agora, com a rescisão oficializada, o órgão estadual garante será iniciado um processo para escolha de uma nova empresa para assumir a prestação de serviços. 

fonte: https://goias.gov.br/detran/

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *